terça-feira, 11 de março de 2014

Agenda: Saídas fotográficas para o fim de semana


Olá pessoal,
Teremos duas excelentes saídas fotográficas para esse fim de semana.

A primeira vai acontecer Sábado na pitoresca Vila Maria Zélia.
A Vila Maria Zélia é uma vila operária que foi construída entre 1911 e 1916 para abrigar os 2100 funcionários da Cia Nacional de tecidos de Juta.

Ruas da vila

Hoje ela é uma vilazinha tombada pelo patrimônio histórico e em seu interior encontram-se casinhas da época da construção, a capela, o armazém e as escolas dos meninos e das meninas hoje em ruínas mas que rendem boas fotos.

Floresta na escola

O encontro intitulado S.O.S Vila Maria Zélia 2014 é organizado pela fotógrafa PaulaLyn Carvalho e o ponto de encontro será na praça de entrada da vila as 10:30.
A proposta é organizar um encontro na escola em ruinas onde o Sr. Dedé, antigo morador da vila nos guiará e contará um pouco da história da vila e a luta da comunidade por sua restauração.

Vila Maria Zélia


O tema do encontro é livre mas fotos-denúncia, registro dos antigos moradores, seu modo de vida e vídeos-documentário são bem-vindos.

Resumo:
S.O.S Vila Maria Zélia 2014.
Dia 15/03/2014
Horário: 10:30
Ponto de encontro: Praça de entrada da Vila.
Endereço: Rua Dos Prazeres, 362, Belenzinho.
Organização: PaulaLyn Carvalho
Obs: Caso chova o encontro passará para o Sábado seguinte.


Já no Domingo teremos mais uma edição da saída fotocultura organizada pelo historiador, designer e fotógrafo Yuri Bittar.

As saídas fotocultura acontecem desde 2008 e tem objetivo de trazer os interessados em fotografia para as ruas da cidade explorando seus espaços sempre com uma proposta cultural

Em sua 35ª edição ela está trazendo novidades.


Nessa saída os participantes serão desafiados a trazer algo legal para a cidade e para as pessoas, e é claro, a fotografar isso. Revele sua solidariedade, seu amor pela cidade, pelas pessoas, pela fotografia e pelo que essa arte pode fazer pela sociedade! Além disso pela primeira vez será pedido, como inscrição, uma doação. Essa doação será encaminhada para a organização humanitária Ser Humanos sem Fronteiras (http://www.shsf.org.br/) que levará esses itens para a região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

Para a inscrição que é feita na hora da saída é pedido um dos itens abaixo:
- 1 alimento não perecível (arroz, feijão, farinha, macarrão, enlatados, etc), ou;
- 1 item de higiene pessoal (sabonete, pasta ou escova de dente, etc), ou;
- 1 câmera digital usada para cursos oferecidos a jovens carentes, ou;
- Doação de sangue (http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/destaques/doacao-de-sangue)


Roteiro da saída em 16/03:
10h – concentração no ponto de encontro (Paulista x Al. Rio Claro)
10h30 – começo da caminhada
12h30 – chegada no ponto final e foto oficial (Paulista x Consolação)
12h45 - sorteios

Serão sorteados brindes da Alhva Cases, Bananafoto, Bit fotos e Editora Paralela que são os patrocinadores das saídas fotocultura mas apenas para quem se inscreveu e que estiver presente na hora do sorteio.


Desafio Fotocultura Revele + Amor em SP:

Durante a 35ª Saída Fotocultura teremos o DESAFIO, que tem participação opcional, mas além valer muitos prêmios poderá mostrar um lado muito especial da fotografia.
Como a fotografia pode revelar mais coisas boas na cidade?
O Desafio Fotocultura é uma competição para escolher as melhores fotos da saída. A intenção não é saber quem é “o melhor”, mas sim prolongar a experiência da saída, criar mais interação entre os participantes, incentivar que estes selecionem suas fotos e divulgar o resultado da saída e nosso trabalho (organizadores e participantes). Mas acima de tudo o objetivo é levar a uma reflexão sobre a fotografia, a cultura, o humano. Afinal a saída é uma atividade cultural, artística e de cidadania!
Desta vez a foto vencedora vai ser aquela que melhor representar uma boa ideia de como trazer mais amor para a cidade. Vale a criatividade, ações como doação de fotos, outros tipos de doações (alimento, brinquedos, roupas), um gesto, como pintar unhas, fazer penteados, brincadeiras, oferecer abraços, um bom bate papo, enfim, fazer algo para as pessoas que encontramos nas ruas, assim a saída fotográfica além de um encontro de amantes de arte, também será uma intervenção na cidade, trazendo coisas boas para pessoas que nem esperam por isso!

Como funciona?
• Invente sua “ação” para fazer no dia da saída
• Na saída os participantes devem formar duplas (podem ser definidas antes ou se você for sozinho escolha outro participante na hora)
• No dia, além de colocar sua ideia em prática, você precisa fotografar a ação (por isso é em duplas).
• Cada dupla pode concorrer com um ou dois projetos. A foto (e a explicação do projeto) devem ser enviadas para contato@fotocultura.net até 16/04/2014.
• A escolha das 3 melhoras fotos será feita pela equipe Fotocultura, levando em conta a foto em si e a ideia da ação.
• As 3 fotos vencedoras serão premiadas igualmente, e os dois participantes de cada dupla receberão os mesmo prêmios.
• Prêmios (para cada um das três duplas):
- 50% de desconto em qualquer curso ou oficina Fotocultura em 2014.
- 6 Varais Fotográficos da Bananafoto (www.bananafoto.com.br/varal-fotografico)

Além disso no final da saída haverá sorteios de brindes da Alhva Cases, Bananafoto, Bit fotos e Editora Paralela mas apenas para quem se inscreveu e que esteja presente na hora do sorteio.

Resumo:
35ª Saída Fotocultura: Revele + amor em São Paulo
Dia 16/03/2014
Horário: 10:00
Ponto de encontro: Av. Paulista X Al. Rio Claro
Endereço: Altura do nº 1374 da Av. Paulista próximo a estação Trianon-MASP do metrô.
Pré-requisitos: Doação de alimento não perecível ou de higiene ou comprovante recente de doação de sangue no ato da inscrição ou câmera digital usada.
Organização: Yuri Bittar
Mais informações: http://www.fotocultura.net/index.php/proximas-saidas-fotocultura/130-35asfc

Obs: O Blog fotosaídas tem a função apenas de divulgar as saídas fotográficas por São Paulo, mais informações com os organizadores da saída.


Nenhum comentário:

Postar um comentário