segunda-feira, 31 de março de 2014

Jornada fotográfica na Rua 25 de março

Olá.
Dia 22 de Março participei de mais uma Jornada Fotográfica organizada por André Douek e dessa vez fomos para a mais famosa rua de comércio a céu aberto, a rua 25 de Março.
Nos encontramos as 9:30 na estação Sé do metrô e depois de umas breves instruções começamos a caminhar em direção ao nosso destino.

Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Passamos pela Praça da Sé e fomos até o Páteo do  Colégio. Lá uns amigos e eu ficamos esperando a sobrinha de uma amiga que resolveu de última hora participar da caminhada.
Como nos desgarramos do restante do grupo resolvemos fazer nosso próprio caminho em direção a Rua Vinte e Cinco de Março.

Rua 25 de Março

Para cortar caminho resolvemos descer o beco do Pinto ao lado do Solar da Marquesa de Santos mas infelizmente ele estava com uma das portas de acesso fechada devido a uma intervenção artística presente no local que impedia a passagem.

A intervenção chamada de "Perfume de Princesa" de Wagner Malta Tavares usa tubos de alumínio enormes que serpenteiam todo o beco e adentram o solar exalando aromas delicados como de rosas, alfazema entre outros em pontos específicos do caminho e transformando o beco do Pinto em um túnel do tempo olfativo. A escolha do uso dos tubos parecidos com aqueles de ar condicionado são para contrastar a antiga arquitetura do local com o modernismo dos tubos prateados.

Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Como não foi possível descer pelo beco paramos um pouquinho no Solar para ver o restante da intervenção.

Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Depois de matar a curiosidade retomamos nosso caminho, fomos obrigados a descer pela rua de trás do Solar, a Rua Bittencourt Rodrigues e chegamos a praça Fernando Costa no Parque Dom Pedro onde existe inúmeras barraquinhas de comércio ambulante. Lá fizemos algumas fotos, inclusive de um pessoal jogando cartas que renderam boas fotos.

Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Saindo da praça em direção a rua Vinte e Cinco de Março já deu para perceber o que nos esperava por lá. A Rua General Carneiro já estava lotada com vários consumidores e o início da 25 também estava lotada, a Ladeira Porto Geral então... Parecia um formigueiro de tantas pessoas, mal carro passava por lá.

Rua 25 de Março


Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Para fugir da confusão da rua decidimos subir em um dos prédios que dava visão para a 25 de março. Subimos então em um prédio comercial e com permissão dos lojistas fizemos algumas fotos das janelas do prédio e a 25 de Março assim como a Ladeira Porto Geral parecia um formigueiro com pessoas minúsculas se amontoando em torno das lojas e barracas de comércio ambulante e ainda disputando espaço com carros que de vez em quando passavam por lá
Rua 25 de Março


Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Descemos do prédio e ao invés de pegar direto a rua 25 de Março decidimos ir pela rua de trás mais calma e paramos para comer alguma coisa já que era quase meio-dia e a fome já batia.

Depois de comer alguma coisa já era hora de ir embora. Aí sim com a rua 25 de Março um pouco mais vazia decidimos ir por ela até a estação São Bento do metrô na Ladeira Porto Geral que também estava lotada. Aliás o que não é lotado no fim de semana naquela região?
Rua 25 de Março


Rua 25 de Março

Abaixo algumas fotos da Jornada Fotográfica pela rua 25 de Março:



Até mais! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário