segunda-feira, 21 de abril de 2014

5ª Fotosaída - Da Paulista a Santa Cecília

Olá pessoal!
Domingo passado, dia 13 realizei mais uma fotosaída, a 5ª Fotosaída - Da Paulista a Santa Cecília.
Essa fotosaída foi a segunda parte da 3ª fotosaída - Do minhocão a Paulista onde saímos da estação Barra Funda do metrô até a Av. Paulista mas que foi interrompida no meio do caminho devido a chuva.


Dessa vez começamos da estação Paulista do metrô seguindo a rua da Consolação sentido minhocão.
Descendo a rua da Consolação  como imaginava não encontramos muitas coisas para fotografar, apenas casarões antigos, grafittis nas paredes e algumas poucas situações mas que renderam boas fotos. Os participantes da fotosaída estavam empolgados e fotografavam qualquer detalhe que os chamavam a atenção como as mesas do bar ou os espelhos de segurança dos edifícios que devido ao ângulo refletiam o grupo todo caminhando mas tudo isso sem exagerar nos cliques.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


Na esquina da Rua da Consolação com a Rua Visconde de Ouro Preto onde existe um misterioso casarão abandonado que pertence ao Ministério da Previdência bonecos saindo das janelas e nos jardins aguçou nossa curiosidade e paramos um momento para descobrir o motivo dessa intervenção e claro fazer algumas fotos.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


Depois fomos até a praça Roosevelt que foi nosso primeiro ponto de parada foi justo quando o dia começou a abrir e assim nos dando a oportunidade de fotografar os skatistas fazendo suas manobras radicais. Durante a "sessão fotográfica" com o saltos dos skatistas nas escadarias. Como de costume entre os skatistas um deles estava com uma câmera para registrar as manobras. O curioso é que ele usava uma armação feita de tubos de PVC na câmera que ele mesmo confeccionou para facilitar o registro das manobras. Muito interessante e criativo.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


Depois de conversar com ele decidimos pegar nosso rumo para o minhocão e assim continuar a fotosaída.
Como de Domingo o minhocão é fechado ele vira um parque linear de 3,5Km de extensão e lá se encontra de tudo, famílias passeando, pessoal praticando cooper, ciclistas e mais skatistas como essas duas meninas da foto abaixo compartilhando um único skate.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


Também por lá acontecem coisas curiosas como esse homem na sacada arrumando as plantas no primeiro andar do prédio ou esse carrão antigo passando por baixo do minhocão.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


Como da outra vez paramos na estação do metrô Santa Cecília não fomos até o final do minhocão e novamente descemos para fotografar a feira livre que acontece todo Domingo em frente a Igreja de Santa Cecília.
Como sempre fomos muito bem recebidos pelos feirantes que sempre brincam conosco pedindo para serem fotografados e o pessoal que está fazendo compras por lá.
Aproveitamos para fazer fotos de tudo, das frutas e verduras, das pessoas comprando com seus carrinhos de feira ou apenas passeando.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


No meio da feira paramos para fotografar alguns feirantes que estavam preparando tapioca. O pessoal da barraca queria porque queria que fotografasse e experimentasse a tapioca deles de Morango com Coco ralado e leite condensado, uma verdadeira bomba calórica!

5ª Fotosaída


Seguindo mais a frente uma cena que nos chamou a atenção foi de uma menina que estava ajudando o pai na barraca de frutas em que ela estava preparando bandejinhas com a Jaca que ela estava cortando e acabou virando nossa pequena modelo da tarde. Muito tímida ela esboçou alguns pequenos sorrisos mas logo voltou ao seus afazeres mesmo com vários fotógrafos envolta dela.

5ª Fotosaída


5ª Fotosaída


No fim do passeio até tentamos fotografar a igreja de Santa Cecília mas como estava havendo missa não foi possível entrar na igreja para fotografar e decidimos então encerrar a fotosaída no metrô Santa Cecília.
Abaixo mais algumas fotos da 5ª fotosaída - Da Paulista a Santa Cecília.


Mais fotos dos participantes:



Até mais! 






quarta-feira, 16 de abril de 2014

Jornada Fotográfica - Cidade Tiradentes

No último fim de semana André Douek realizou mais uma Jornada Fotográfica, dessa vez fomos para a Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo.

Cidade Tiradentes

A Cidade Tiradentes inicialmente foi projetado como um bairro dormitório que foi crescendo aos poucos e agora é um bairro comum com várias moradias e comércios e nesse 21 de abril completa 30 anos de sua fundação.
Iniciamos nossa jornada na estação da Luz e de lá fomos de trem até Guaianases onde pegamos um ônibus até o novo terminal Cidade Tiradentes.

Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes

Lá encontramos nosso guia que nos levou pelas ruas do bairro contando sua história e como o Bairro de Cidade Tiradentes cresceu  a partir do condomínio Santa Etelvina que foi entregue a população em 1984. O bairro é basicamente composto por esse tipo de conjunto residencial.

Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes

Cidade Tiradentes


Andando pelas ruas de comércio do bairro vimos que ele está se desenvolvendo rapidamente e tem de tudo um pouco lá como lojas de roupas, açougue, mecânica, mercadinho, tudo de um mesmo lado da avenida.

Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes


Infelizmente existem pessoas que emporcalham o bairro jogando seu lixo em qualquer lugar e os muitos cachorros abandonados existentes no local o espalham procurando por comida.
Aliás cão abandonado é que não falta no bairro, com muita facilidade podem ser encontrados vagando pelas ruas ou descansando em alguma sombra.

Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes

Do outro lado da avenida ainda haviam alguns terrenos vazios mas a maioria ocupado por moradias populares e em toda a extensão do calçadão que era bem largo por sinal havia além de uma ótima pista para caminhada, aparelhos de ginástica e brinquedos para as crianças. Um exemplo de como as calçadas deviam ser por toda a cidade.

Cidade Tiradentes

Cidade Tiradentes


Falando em crianças encontramos algumas curiosas com nossa jornada pelo bairro e começaram a pedir para serem fotografadas e começaram a posar para a gente e se divertiram bastante com a atenção dada a elas por nós.

Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes


Cidade Tiradentes

Continuando pelo caminho fomos até o Instituto Pombas Urbanas onde seria realizado um casamento coletivo mas como chegamos muito cedo não chegamos a fotografar o evento, apenas o interior do galpão.

Cidade Tiradentes

Mais a frente em uma pracinha do bairro terminamos nossa jornada com promessa que nossas fotos participariam de uma exposição no bairro.

Cidade Tiradentes

Abaixo mais algumas fotos da Jornada Fotográfica - Cidade Tiradentes.


Até mais! 

sábado, 5 de abril de 2014

4ª Fotosaída - O Mercadão Paulista

Olá.
Domingo retrasado promovi a 4ª fotosaída, dessa vez fomos visitar o Mercado Municipal Paulistano, ou mais conhecido como Mercadão.


O ponto de encontro foi as 9:00 horas no Largo São Bento próximo a estação. Lá me encontrei com outros dez participantes e seus acompanhantes, foi a maior fotosaída até hoje com 14 pessoas ao todo, bom, ainda estamos na quarta...
De lá seguimos novamente para região da 25 de março descendo pela ladeira Porto Geral mas diferentemente de Sábado quando participei da Jornada Fotográfica elas estavam vazias.
Como não paramos nenhum momento durante o caminho chegamos rapidamente ao Mercado Municipal e já fizemos a primeira foto oficial.

Mercadão

Entrando no Mercadão fomos muito bem recebidos pelos comerciantes que ainda preparavam parte das barracas. Mal chegamos lá e eles já nos ofereceram provinhas das deliciosas frutas e os demais produtos que vendiam.
Ficamos no primeiro corredor um bom tempo nos deliciando com as frutas e foi também onde encontramos alguns outros participantes que foram direto para o Mercado.

Mercadão
Mercadão

Depois de algum tempo nos separamos em grupos para ficar mais a vontade porque tinha muita coisa para ser fotografada. As frutas coloridas, a bela arquitetura do lugar e suas curiosidades, as pessoas, enfim, cada um fez as fotos que pretendiam.
O Mercadão sempre tem coisas interessantes. Como de costume tinham vários tipos de frutas conhecidas e até algumas desconhecidas que eram resultado de duas frutas diferentes, meio louco o negócio. Tinha até uma fruta que agora não me recordo o nome que tem gosto de uma bebida isotônica famosa sabor de tangerina mas a fruta não era tangerina. Deu para perceber o quão louco é o negócio lá né? Mas o que o pessoal gostou mesmo foi da mistura de morando com ameixa e realmente essa mistura é muito gostosa.

MercadãoMercadão
Mercadão
Mercadão

O tempo foi passando e o mercadão enchendo cada vez mais e o pessoal mandando brasa tanto nas fotos quanto nas frutas... hehehe.
Antes de ir embora não podíamos deixar de experimentar o famoso sanduíche de Mortadela que na minha opinião é o mais gostoso da cidade.

Mercadão

Depois de comer fomos até o portão na hora previamente combinada para esperar quem ainda estava perdido  lá dentro para poder encerrar mais essa fotosaída.
Para minha surpresa depois de encerrar oficialmente a 4ª fotosaída grande parte dos participantes voltaram para dentro do Mercadão e aproveitaram para além de fazer as fotos comprar as deliciosas frutas que só o Mercadão tem.

Abaixo algumas fotos da saída:


E também as fotos dos participantes.



Até a próxima!